Os meus Sites

Tiago Esteves

Quando escrevi sobre os meus livros comprometi-me a deixar as minhas referências na internet. Este post é sobre isso mesmo.
Tal como disse anteriormente, o que aprendi na internet não pode ser desprezado. Há um mar de informação sobre análise técnica (entre outras) a circular por aí, a grande dificuldade está em seleccionar o que é relevante do que não é. No fundo, é como se estivéssemos a ler um livro infinito, escolhendo um a um os capítulos que queremos ler.

Fóruns
Para começar, olhemos para os fóruns. Um espaço de partilha de opiniões e conhecimento, onde se encontra desde o melhor ao pior. Mais uma vez, a importância de filtrar o ruído da informação importante. Existem alguns nicks a quem eu presto especial atenção, aqueles a quem reconheço valor pelas opiniões e contributos. São as participações desses que me fazem ler um tópico que desconheço.

A minha grande introdução à análise técnica, financeira e a tudo o resto que tem a ver com isso começou no Caldeirão. Eu participava no antigo fórum do negócios (se é que se pode chamar àquilo um fórum) e fui apanhado na transiçao. É impossível quantificar/qualificar a informação que todos os dias aparece por ali. Centenas de participantes activos, muitos deles com experiências reais nos mercados financeiros que ultrapassam a profundidade de qualquer livro. Porque as verdadeiras experiências, as de desgraça e ruína, raramente aparecem nos livros. E quando aparecem nunca são contadas na primeira pessoa. O facto de nos identificarmos com histórias e vivências, faz-nos reflectir. E a reflexão leva à mudança.
Ainda ligados à Análise Técnica, destaco o Clubeinvest e o Análises de Bolsa. Participo menos nestes dois, mas isto não quer dizer que tenham menos qualidade, longe disso. No Clubeinvest participo menos porque o descobri há pouco tempo (começo a participar cada vez mais), o Análises de Bolsa ainda é muito recente e está em formação. Mas ambos têm muita informação e merecem uma vista de olhos. Já para não dizer que são extremamente dinâmicos

Outro dos fóruns que sigo atentamente é o ThinkFn. Ao contrário dos acima referidos, é sobretudo virado para a análise fundamental. Daí o seu interesse, dá-me oportunidade de tentar colmatar as minhas lacunas a esse nível. O link é para a página principal, para dar oportunidade a quem o visitar de navegar no mar de informação que lá é disposta. Inúmeros conceitos e artigos carregados de relevância.

Blogues
Os blogues que consulto são normalmente pertencentes aos tais elementos dentro dos fóruns que respeito pela sua opinião. Alguns estão presentes nos links da barra lateral, mas outros haveria para destacar. O problema dos blogues é ao mesmo tempo uma grande vantagem, se bem aplicada. O autor pode dizer tudo o que lhe apetece, sem censuras nem receios. Torna-se problema quando o que diz não é nada de jeito, podendo induzir em erro os leitores menos experientes. Cabe a quem lê tomar esse juízo de valor, e continuar ou não a seguir o blogue.
Como toda a gente, prefiro blogues que sofram actualizações frequentes. Se não for assim, o que foi escrito acaba rapidamente por se encontrar descontextualizado. Especialmente neste meio, que uma verdade passa a não verdade em fracções de segundo.

Uma palavra para os autores, onde eu próprio me enquadro. Se para o leitor é agradável ter novos conteúdos diariamente, para quem escreve é impensável manter tal ritmo durante muito tempo. Já conheci uns quantos espaços muito interessantes que começaram a esse ritmo, mas acabaram rapidamente extintos.
No que me diz respeito, tento actualizar este espaço pelo menos duas vezes por semana. Acho mais vantajoso fazer uma ou duas análises reflectidas do que despejar para aí gráficos com meia dúzia de riscos e deixar a parte da interpretação para o leitor. Espero que seja esse o segredo para a longevidade 🙂

Sites
Em Portugal não há muitas opções, ou se procura em sites do Brasil ou em sites escritos em Inglês. No nosso país temos esses 4 referenciados fóruns, com muita informação complementar. Destaco a ThinkWiki dentro do ThinkFn, que tem noções sobre tudo e mais alguma coisa relacionada com Análise Fundamental. Além disso, só mesmo os blogues. Sites exclusivamente dedicados à análise técnica, confesso que não me lembro de nenhum.
Vou deixar dois links, um para um site em lingua Inglesa, outro brasileiro.
Já anteriormente os tinha destacado, na barra lateral do blogue.

O Stock Charts é um dos mais completos que conheço. É mais do que uma introdução à análise técnica, é quase um livro. E muito bem estruturado. Pena sem dúvida ser em inglês, é uma desvantagem para quem não domina a língua já que a linguagem é bastante técnica.

Em brasileiro destaco o Conexão Dinheiro. Não é dos melhores, mas tem alguns artigos interessantes tal como a explicação de conceitos importantes. Para quem não domina a língua inglesa, é uma alternativa.

Para finalizar, destaco os sites contidos na toolbar que eu já aqui apresentei e que também está na lateral do blogue. Especialmente os noticiosos, é essencial acompanharmos os desenvolvimentos económicos no país e no mundo.

Deixe uma resposta