Portugal Telecom – Análise Semanal

Tiago Esteves
A vencedora da sondagem desta semana foi a Portugal Telecom, acção que tem sido algo relegada por mim durante este bull market. A razão é simples, tem havido mais e melhores oportunidades no nosso mercado. 

Desde o anúncio de fusão com a OI que a PT tem tido sessões de
enorme volatilidade ascendente, não tendo isso representado até à data a
sustentação indiscutível de uma tendência de alta. Repare-se no perfil da
volatilidade: Subida que chegou a ser de 25% no dia do anúncio de fusão seguido
de apatia, 10% em duas sessões em meados de Outubro seguidos de apatia,
10% em meados de Novembro seguidos de apatia… Porque haveremos de
acreditar que desta vez será diferente?

O mesmo poderá ser dito em relação a um eventual duplo fundo, o padrão assinalado no gráfico entre Julho e Agosto é em tudo semelhante ao ocorrido em 2012. Resultados? Nada de muito concreto…

A subida que marcou a última sessão foi, até ver, puramente especulativa. Entenda-se, isso nem é mau! Não me importa tanto se a TIM vai ou não ser vendida, se a OI será ou não uma das beneficiadas dessa venda… Importa-me sobretudo saber que a PT continua a reagir positivamente aos rumores, e pelos vistos continua.

Tecnicamente, e no curto/médio prazo, a vela de sexta poderá ter assinalado em definitivo um novo higher-low. E isso é um sinal muito positivo!Se eu tivesse feito esta análise na passada quinta-feira teria dito certamente que a referência fundamental de negociação seria o mínimo relativo dos 3,08. Se fosse quebrado a PT ficaria em maus lençóis, se fosse respeitado teríamos um 4º mínimo relativo consecutivamente superior ao anterior, o que só acontece quando uma acção está em subida.

Significa esta informação que está na altura de comprar PT? Significará pelo menos que não será a melhor altura para quem está dentro vender. A vela da última sessão assinalou uma zona de suporte bastante interessante, e os stops deverão na minha opinião ficar situados abaixo dessa zona. Pessoalmente esperarei mais uns dias para ponderar se tento uma entrada. Se a PT mantiver o padrão habitual, até pode subir mais um ou dois dias, mas provavelmente em breve irá fazer uma retracção. Caso retraia até aos 3.2-3.3, ficando perto o suficiente da zona de suporte, quando se começar a pensar que aquela vela foi fogo de vista, aí eu ponderarei entrar. Se fugir, paciência! Há mais peixe no mar…

One Comments

  • Anónimo 30 / 01 / 2014 Reply

    Acha esta uma boa altura para entrar na PT?

Deixe uma resposta