Portugal Telecom tarda em ressaltar

Tiago Esteves
A Portugal Telecom tem sido um bom exemplo de money management, lembrando-nos que quando um título parece já ter caído imenso, pode sempre continuar a cair mais um pouco. É verdade que isso não é grande novidade, mas o que é facto é que ainda há quem tente prever o final de um movimento descendente, antecipando-se na esperança de apanhar um movimento correctivo – ou, como tantas vezes se ouve, “aproveitando os saldos”. A empresa já perdeu quase metade do seu valor em bolsa no último mês, e não há suportes que lhe valham. Está em mínimos de sempre, com a volatilidade em máximos, e volume crescente nas quedas.

Graficamente não é fácil antever um movimento correctivo ou o final desta descida, pela falta de referências técnicas. Ainda assim, tenho de lembrar que poderá haver um ressalto violento (se bem que ao lado da descida de hoje do BES já nada parece violento) a qualquer momento, dada a pressão vendedora e o short interest que têm vindo a acumular-se. O que fazer então? Para quem está curto, muita prudência e stops na máquina! Para quem está longo, se a perda for percentualmente muito significativa, poderá fazer sentido esperar por um ressalto para fazer scaling out da posição (não caiam na tentação do preço médio!!). Para quem está a querer entrar… guardem o vosso dinheiro até haver sinais consistentes de inversão. Fazer uma entrada agora é um lance aleatório, que pode correr muito bem mas também pode correr terrivelmente mal. Não se metam em jogadas aleatórias, a menos que tenham uma tremenda confiança na Portugal Telecom.

Disclaimer
Todos
os comentários e posts publicados neste blogue são meras opiniões pessoais, não
devendo ser confundidas com recomendações de compra ou venda. As compras e
vendas são da responsabilidade do investidor, bem como os lucros ou perdas daí
resultantes. Se necessitar de aconselhamento financeiro contacte uma entidade
ou profissional certificados pela CMVM

Lista de Comentários

  • Anónimo 01 / 08 / 2014 Reply

    Aceitam-se opiniôes de investidores sérios e que estâo neutros .

    Faz todo o sentido pensar e atê tem logica que no pior cenario o PSI 20,possa ir aos 5600/5500 valores de Março 2012.
    Se virmos as coisas neste prisma,tirando o BES da mente,agora ja não temos a troyka a impor mais austeridade,nem a moeda do € em causa,por isso esta correção é necessaria mas sem entar em panico
    Tiago,vou te pedir um favor ou melhor dar uma sugestão,que acho que iria complementar o teu blog ao rating AAA.
    Podias dar um resumo fundamental por escrito nos resumos tecnicos dos indices de fim de semana,principalmente nas alturas destes apertos?

    batistuta

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 03 / 08 / 2014 Reply

    Batistuta,
    É uma boa sugestão, mas receio não conseguir manter essa informação actualizada todas as semanas

Deixe uma resposta