PSI-20 – Análise Técnica

Tiago Esteves
O vencedor da análise semanal foi o PSI-20, índice de referência da praça Nacional.
Um dos factores de maior instabilidade para quem negoceia nos mercados financeiros é o ruído das notícias e das pequenas oscilações. Pequenas alterações que ao receberem demasiado ênfase se tornam em grandes distracções.
Quando me sinto algo confuso com a direcção que os mercados estão a tomar faço três coisas: desligo a tv, fecho os sites de notícias e olho para o gráfico semanal de um índice de referência. Gosto de analisar gráficos porque me transmitem informação minimamente imparcial. E quanto maior for o timeframe analisado, mais “limpa” será a informação transmitida.

Assim, optei por analisar o gráfico do PSI-20 com velas semanais. Muito se tem falado na possibilidade de estarmos a vivenciar o momento da viragem, que poderá estar na origem do próximo bull market. Olhando para o gráfico parecem-me exageradas essas considerações, já que NADA aponta nesse sentido. Desde o final do bull market de 2007 caímos já perto de 70%, com um “pequeno ressalto” (ok, um mini-bull) em 2009. Ao longo de todo este período a queda fez-se acompanhar por um padrão de lower-highs que só por uma vez se alterou, precisamente em 2009. Quem costuma ler o que eu vou escrevendo sabe o quanto valorizo este padrão no acompanhamento de uma tendência. Mais do que qualquer linha, o movimento cíclico imortalizado em teoria por Dow continua a ser um dos mais simples e fidedignos indicadores de tendência.

O que temos presente neste momento? Um padrão de consolidação de tendência descendente seguido por 9 lower-highs consecutivos. O último lower-high está solidamente protegido por uma zona de resistência importante, constituída pelos mínimos históricos de 2002 e pelos mínimos que despoletaram o mini-bull de 2009. Repare-se que este movimento ascendente das últimas semanas tem vindo a ser desenhado com volumes decrescentes. Por um lado são uma característica da silly season, mas por outro lado retiram maior relevo ao movimento ascendente.
Ultrapassando-se em alta a zona de resistência poderei alterar de alguma forma o meu negativismo. Mas até que tal aconteça receio que as probabilidades sejam favoráveis à continuação das quedas.

P.S.: Apesar de a análise ter sido feita no fim de semana (como disse no Facebook, não pude publicar por motivos técnicos), antes desta segunda-feira depressiva, a minha opinião mantém-se inalterada. Fica o gráfico actualizado

Comment List

  • Vasco 30 / 07 / 2012 Reply

    Boa noite, só agora tomei conhecimento do teu blog que tem análises muito boas. Gostaria de saber se poderias fazer uma análise à empresa Técnicas Reunidas do Ibex pois estava a pensar em entrar nela mas gostaria de saber a tua opinião. Obrigado

  • Tiago Esteves 31 / 07 / 2012 Reply

    Olá Vasco,
    Obrigado pelo comentário. Tens alguma acção em mente? Cumprimentosl

Deixe uma resposta