PSI20 activa padrão de inversão e estende o bom momento

Tiago Esteves
É bom ver finalmente o PSI20 a dar um ar da sua graça. A activação do padrão de inversão no gráfico de 4 horas foi o melhor que nos podia ter acontecido, pois está a ajudar a suportar este bom momento do índice. À semelhança, aliás, do que diversas cotadas já anteriormente referidas têm estado a fazer. Antes de continuar na AT, deixem-me aproveitar a oportunidade para manifestar a minha tristeza relativamente à decisão de englobar o fundo de activos “discretamemte tóxicos” (chamemos-lhe assim…. ou se preferirem, semi-CEMG) do Montepio no PSI20. Não nos chegava já a Pharol? É triste ver o índice de referência de um País ser aos poucos transformado numa anedota. Renomeassem-no de PSI15, ou de PSI10, em vez de andarem a pescar empresas como a Sonae Capital (nada contra a empresa em si, mas esta cotada tem dias de negociar menos de 10.000€!). Bem, é o que temos, por isso temos mesmo de levar com estas coisas…

Como disse acima, o índice activou um padrão de inversão no gráfico de 4 horas ao quebrar os 4788 pontos em alta, com uma projecção que aponta para os 5134 pontos. Digo desde já, contudo, que vejo como muito difícil que estes 3% que faltam até essa projecção sejam percorridos, pelo menos sem um pullback. E isto porquê? Porque para lá chegar, o índice terá de inverter o poderoso padrão de lower-highs que o acompanha há cerca de um ano. E, se assim for, tem tudo para inverter o médio prazo e iniciar um movimento mais alargado no tempo. É, contudo, realista reafirmar que tal dificilmente acontecerá sem uma consolidação/retracção.

Se esse cenário se vier a colocar, poderá proporcionar uma boa oportunidade de entrada. Aumentaria tanto o conforto defensivo (puxando para cima o ponto de stop) como o ofensivo (geraria um movimento mais sustentado). Para já, é fundamental manter os olhos bem abertos. Ou estamos a meio caminho de algo maior, ou é apenas mais uma bull trap. Em breve descobriremos.

P.S.: Sintam-se à vontade para introduzirem outros títulos que não os indicados na sondagem, utilizando a opção “Outros”.

Comment List

  • Limones 08 / 03 / 2016 Reply

    importante é o discurso de Draghi na 5a feira….. se for bearish…. lá vai a recuperação

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 08 / 03 / 2016 Reply

    Verdade. Não ajudará, certamente

Deixe uma resposta