PSI20 – Análise Técnica

Tiago Esteves
O PSI20 tem sido um dos líderes Europeus no que diz respeito às quedas registadas nos últimos meses. Comandado pela crise da dívida, a sua trajectória descendente não parece querer dar tréguas e o passado mês de Maio foi mesmo um dos mais “sangrentos” da história do índice nacional. Sendo este índice o reflexo da praça Portuguesa, não será de estranhar que a esmagadora maioria dos títulos tenha fechado o mês num profundo vermelho.

Nestes últimos meses tem vindo a cair guiado por uma linha de tendência descendente que apresenta já 4 pontos de toque. Formou recentemente uma bandeira de baixa, com projecção nos 4350, e está muito próximo de atingir a projecção gerada. Os volumes têm-se intensificado na queda, o que não será grande sinal…

E agora, o que poderemos esperar deste mês que se inicia? Eu, pessoalmente, espero uma Bull Trap. Não querendo apostar, não ficaria surpreendido se em breve tivéssemos um padrão de consolidação ou um ressalto, que nos levasse até à LT descendente de médio prazo. O RSI começa a aprofundar e este último mês foi demasiado linear para se continuar assim muito mais tempo. O equilíbrio dos mercados alimenta-se da esperança gerada nos movimentos de contra-ciclo. Se as quedas ou as subidas acontecessem de forma linear, passávamos de bolhas especulativas para bolhas depressivas. Ainda assim, e até que o suporte assinalado seja quebrado com consistência, eu vou continuar hibernado. Os ressaltos são geralmente boas oportunidades para abrir os curtos que foram encerrados quando os movimentos iam já demasiado esticados.

Deixe uma resposta