Saldo conjunto das balanças corrente e de capital negativo em 482 ME em janeiro – BdP

Agência Lusa

Agência Lusa

, Notícias

O saldo conjunto das balanças corrente e de capital foi em janeiro negativo em 482 milhões de euros, o que compara com os 176 milhões de euros negativos do mesmo mês de 2017, divulgou o Banco de Portugal (BdP).

Segundo as estatísticas da balança de pagamentos do banco central, “para esta evolução contribuíram todas as componentes da balança corrente e de capital, com exceção das balanças de serviços e de rendimento secundário”.

A balança de bens e serviços apresentou em janeiro um défice de 417 milhões de euros, que compara com 234 milhões de euros em janeiro de 2017.

Segundo o BdP, a balança de bens e a balança de serviços “tiveram evoluções distintas”, com a primeira a aumentar o défice em 268 milhões de euros e a segunda a aumentar o excedente em 85 milhões de euros, “devido à rubrica de viagens e turismo”.

Em janeiro, as exportações de bens e serviços cresceram 8,6% (9,3% nos bens e 7,2% nos serviços), ficando abaixo dos 11,2% registados nas importações (12,9% nos bens e 4,1% nos serviços).

O défice da balança de rendimento primário aumentou 120 milhões de euros, para 342 milhões de euros, “sobretudo devido à redução de rendimentos de investimento recebidos do exterior”.

No mês em análise, o saldo da balança financeira registou uma redução dos ativos líquidos de Portugal sobre o exterior no valor de 721 milhões de euros, tendo este decréscimo tradução, “essencialmente, no aumento dos passivos do banco central”.

Por oposição, o BdP destaca o reembolso antecipado ao Fundo Monetário Internacional (FMI), no âmbito do Programa de Assistência Económica e Financeira, no valor de 831 milhões de euros.

PD // CSJ

Lusa/fim

Deixe uma resposta