Sentimento de Mercado (09/10) – Dados desfavoráveis do emprego trazem sombra de indecisão

Marco Silva

Marco Silva

, Actualidade
Quando na análise anterior referi que os números dos non-farm payrolls eram incertos, foi devido à componente desconhecida da disrupcção causada pelos furacões que assolaram algumas regiões dos EUA. Na realidade, contra as expectativas de 90.000 novos empregos criados, os dados revelaram não uma criação, mas sim uma retracção de -33.000 postos de trabalho, algo (redução) que já não ocorria desde 2010 e que foi fruto da maior queda de sempre do emprego nos sectores do lazer e alojamento. Isto devido ao impacto do mau tempo, que levou igualmente a que milhão e meio de trabalhadores norte-americanos tivessem faltado ao emprego durante o mês passado, o maior número em mais de 20 anos.
Mas nem tudo foram más notícias, já que a taxa de desemprego caiu para mínimos de 16 anos e meio nos 4,2%, ao mesmo tempo que os rendimentos por hora subiram de forma robusta em Setembro (+2,9%). Estes factos positivos conseguiram anular a componente negativa do número principal, levando mesmo a um aumento do valor da moeda norte-americana, tendo em conta que a subida dos salários é um dos factores que o FED analisa nas suas decisões de subir os juros devido à sua influência na inflação. A moeda norte-americana atingiu máximos de 11 semanas logo após o anúncio dos dados económicos. Contudo, ao longo do resto da sessão perdeu o momento e terminou praticamente inalterado face a um cabaz de outras moedas principais, cedendo -0,2% contra o Euro e o Yen para os $1.1728 e 112.65 respectivamente.
Os primeiros dias desta semana serão importantes para aferir o real sentimento dos investidores em relação aos dados económicos e ao seu impacto na economia e nas decisões do FED, até porque o trabalho de reconstrução e o regresso gradual dos trabalhadores aos seus postos de trabalho existentes antes dos furacões farão com que os próximos dados possam ser de rebound acentuado.

 

 

A análise ao sentimento de mercado é patrocinada por Activtrades

Deixe uma resposta