Sentimento de Mercado – Argentina condiciona emergentes

Marco Silva

Marco Silva

, Actualidade

Em dia de feriado em Wall Street não era expectável grandes movimentações nos restantes mercados, na Ásia o dia foi todo ele de vermelho com destaque para o Nikkei e Hang Seng que averbaram perdas de -0.69% e -0.63% respectivamente, enquanto que na Europa a sessão foi de maior optimismo com o Stoxx600 a conseguir um ganho marginal de 0.07%, muito por causa da queda de -0.14% no Dax, que limitou a boa performance do Footsie que valorizou 0.97%. Os ganhos no índice inglês foram sustentados pela queda no valor da Libra, que cedeu -0.5% devido às criticas internas no partido da primeira ministra, relativas ao plano desta para o Brexit.

A puxar pelo pessimismo geral esteve o facto do Purchasing Managers’ Index ter revelado uma fraqueza na confiança no sector manufactureiro, devido principalmente aos receios de uma guerra comercial mais aguda, embora as empresas já estejam a sentir alguns dos efeitos negativos desse conflito, na China o Caixin Factory PMI recuou e as ordens vindas do exterior caíram pelo quinto mês consecutivo. No Japão a confiança do sector industrial caiu para mínimos de Dezembro de 2017, enquanto na Europa o Euro-area manufacturing PMI atingiu o valor mínimo de ano e meio. Por outro lado os bulls dos mercados emergentes também não tiveram razões para sorrir com o agravar da situação na Argentina, que levou o governo local a impôr novos impostos sobre a exportação para captar mais receitas. O índice MSCI para os emergentes cedeu -0.9%, bem pior que o barómetro do mercado geral, o MSCI’s All-Country World Index que engloba 47 bolsas e que terminou com um deslize de apenas -0.2%.

No Forex o dia também não foi favorável aos emergentes, com a Lira turca a ceder -1.6% para os 6.6403, enquanto que o Rand sul africano recuou -1% para os 14.8427, numa sessão em que o U.S dólar valorizou muito ligeiramente, ainda assim esteve mais fraco que o Euro.

A análise ao sentimento de mercado é patrocinada por Activtrades

Deixe uma resposta