Sentimento de Mercado – Aversão ao risco condiciona Wall Street

Marco Silva

Marco Silva

, Actualidade
O tema “Turquia” não é novo, há cerca de duas semanas os receios sobre a sua situação económica do país agravaram-se com indícios que o país poderá necessitar de um auxilio de emergência do FMI com vista a conseguir estabilidade para pagar as suas contas. Com os “nervos” à flor da pele a notícia de sanções impostas pelos EUA foi a gota de água para os investidores começarem a pensar em protecção, reduzindo na sua apetência por risco. O aumento para o dobro das tarifas alfandegárias à importação de aço e alumínio da Turquia para os EUA foi o catalisador para um dia de vermelho nos mercados accionistas e na Lira turca. Os sectores mais afectados pela pressão vendedora foram o das empresas de exportação, industriais e materiais, que levou à pior performance do dia por parte do Dow Jones, devido ao receio de um escalar da guerra comercial.
Já o sector financeiro, que registou a segunda maior queda no S&P500, foi afectado negativamente por dois motivos. O primeiro porque foram contagiados pelo receio da exposição dos bancos à Turquia, os europeus em particular, mas também os grandes players norte-americanos, como comprova o facto do mais internacional destes, o Citigroup ter tido a maior desvalorização. Por outro lado a procura por activos refúgio levou a uma pressão compradora extra de dívida soberana dos EUA, o que empurrou as yields para baixo e consequentemente resultou em pessimismo no sector financeiro, ultimamente com o seu comportamento no mercado ainda mais ligado à performance das yields.
No Forex o U.S dólar foi a estrela da sessão ao valorizar 0,7% devido igualmente à procura por activos de menor risco, o que empurrou a moeda única para uma queda de -1%, terminando nos $1.141, ou o mínimo de mais de um ano. A moeda nipónica esteve ainda mais forte que a norte-americana e subiu 0,2% para os 110.852 num dia em que a Lira turca afundou 14%, na maior queda de quase uma década.

A análise ao sentimento de mercado é patrocinada por Activtrades

Deixe uma resposta