Sentimento de Mercado – Crude puxa por Wall Street

Marco Silva

Marco Silva

, Actualidade
Depois de na terça-feira o WTI crude ter desvalorizado não obstante a decisão de Trump em rasgar o acordo com o Irão, ontem a reacção mais expectável resolveu aparecer, ou seja uma valorização de 3,1% para os $71.17 por barril, atingindo um máximo de 3 anos. Expectável porque o novo cenário irá criar mais instabilidade na região, fundamental para a produção de crude, mas principalmente porque poderá limitar a produção do activo por parte do Irão e não menos importante limitar os projectos de expansão da capacidade extractiva que existem. Recordo aqui há uns meses ter referido numa análise não prever uma subida dos preços do crude para valores acima dos $80, a menos que algo de extraordinário ocorre-se na frente política. Ora é exactamente o que acabou por acontecer e o tema do acordo, mais as suas consequências, é suficientemente relevante para puxar o preço para valores bem mais elevados, na ordem dos $100.
É preciso não menosprezar que este novo impulso de Trump surge no seguimento do anúncio por parte de Israel acerca do incumprimento do acordo por parte do Irão, ou seja é mais provável que isto seja apenas o começo de um conflito diplomático, até porque Israel tem intervido na Síria e não por acaso ontem já depois do mercado fechar, foi conhecido que forças Israelitas nos Golan (território sírio ocupado por Israel) foram atacadas por rockets iranianos instalados na Síria. Entretanto a Rússia já sugeriu um encontro entre Trump e Putin devido a este desenvolvimento. Certo é que a volatilidade no preço do crude poderá estar para durar, faltando aferir se a mesma se irá estender aos outros mercados.
As tecnológicas estiveram de novo uns pontos acima do restante mercado levando o Nasdaq para o melhor ganho dia, enquanto que no S&P500 as telecoms lideraram nas perdas seguidas pelas utilities, sendo os dois únicos sectores a terminar no vermelho. No Forex o dia foi mais calmo com destaque para o recuo de -0.5% no Yen para os 109.72. Para hoje há que ter em consideração a decisão do Banco de Inglaterra sobre a sua política monetária bem como os dados sobre a inflação nos EUA, relativa a Abril.

A análise ao sentimento de mercado é patrocinada por Activtrades

Deixe uma resposta