Sentimento de Mercado – Duelo de titans continua em Wall Street

Marco Silva

Marco Silva

, Actualidade
Mar picado, será uma boa analogia ao movimento pelo qual Wall Street atravessou nestes últimos dois dias, com a incerteza face ao desfecho final e as variações significativas intra-day a serem ponto assente. Se nas duas sessões anteriores a última hora definiu o registo final, ontem foram precisos apenas 20 minutos para empurrar os indices norte-americanos para território negativo e mínimos do dia. As quedas não foram significativas, -0.5% no S&P500, mas ainda assim foi um recuo de quase 45 pontos face aos máximos do dia, naquele que foi o maior volte-face em cerca de dois anos. Ao nível dos sectores as energéticas e as tecnológicas foram as que mais perderam valor no S&P500, -1,67% e -1,37% respectivamente, com as telecoms a liderar o grupo de apenas três que conseguiram ganhos, ao valorizar 0,3%.
O Vix, índice que mede a volatilidade e que está geralmente associado a correcções de curto prazo retraiu para os 27,73, mas ainda assim bem acima da média dos últimos anos e cerca de 40% superior à média das últimas quase três décadas. Uma boa parte do nervosismo dos investidores adveio do leilão de dívida norte-americana de 10 anos, que teve pouca procura e que empurrou as taxas de juro para os máximos de quatro anos. Recordo que os juros têm vindo a subir desde a reunião do FED e não tem ajudado o facto do governo dos EUA ter indicado que teria de vender mais dívida para suprir o deficit orçamental que tem tido, e que terá nos próximos anos devido ao buraco de $1,5 triliões provocado pela reforma fiscal. Juros mais elevados pressionaram o U.S dólar para mais uma sessão de ganho, valorizando 0,5% para o máximo de duas semanas, cortando cerca de 0,9% ao valor do Euro versus a moeda principal do sistema, ao passo que a Libra inglesa cedeu -0,5% para os $1.3878.
É de esperar que a volatilidade se mantenha elevada até pelo menos amanhã, sendo por isso aconselhável cautela com posições alavancadas.

A análise ao sentimento de mercado é patrocinada por Activtrades

Deixe uma resposta