Sentimento de Mercado – Incerteza domina Wall Street

Marco Silva

Marco Silva

, Actualidade

O mês que ontem se iniciou nos mercados norte-americanos é pouco favorável aos Bulls, historicamente nos últimos cerca de 70 anos Setembro é o mês com a pior performance para o Dow Jones e S&P500, ambos a ter uma variação média de -0.7% e -0.5%, o Nasdaq iguala o índice mais abrangente com um recuo de -0.5%. Ontem o sentimento cumpriu com a “história” e esteve sombrio com os investidores cautelosos após um tweet do presidente norte-americano durante o fim de semana, bem como do agravar do cenário nos mercados emergentes. Após o falhanço nas negociações entre o Canadá e os EUA com vista ao reformular do Nafta, Trump voltou a criticar o antigo acordo comercial com os seus vizinhos dando a entender que se o Canadá não se esforçar por um novo acordo ele não terá grandes problemas em deixar cair o antigo.

O pessimismo com a actual situação de guerra comercial deu o mote para uma sessão em baixa, até porque esta semana poderão entrar em vigor novas tarifas alfandegárias sobre $200 biliões de produtos importados da China pelos EUA, facto que eclipsou a boa notícia que saiu da frente económica. Depois de maus dados da Ásia e da Europa relativos ao sector manufactureiro, a economia norte-americana deu um sinal inequívoco de força, com o ISM U.S. manufacturing PMI a subir para os 61,3, contra os 57,7 esperados pelos analistas e após em Julho o valor ter sido de 58,1. Dado que em conjunto com uma procura por activos refúgio levou à valorização de 0,4% do U.S dólar, o que empurrou o Euro para os $1.1577 após uma queda de -0.4%, variação semelhante à do Yen que recuou para os 111.483, enquanto que o Rand sul africano afundou -3,3% para os 15.358 com a notícia de que a economia local reentrou em recessão.

A lira turca voltou a perder terreno e ontem deslizou -0.7% para os 6.6845, em mais um dia de vermelho nos mercados emergentes, com o índice bolsista do grupo a recuar -0.8%, ligeiramente pior que os -0.7% de perda do conjunto das moedas dos emergentes.

A análise ao sentimento de mercado é patrocinada por Activtrades

Deixe uma resposta