Sentimento de Mercado – Máximos à vista

Marco Silva

Marco Silva

, Actualidade
Um pouco mais de seis meses, por meio de muitos desafios e dúvidas, o S&P500 ficou ontem a apenas 0,5% dos máximos históricos registados a 26 de Janeiro, o Nasdaq terminou no dobro dessa distância enquanto que ao Dow Jones ainda lhe falta 3,5%. Receios sobre as consequências da política económica, comercial e diplomática delineada por Trump, incertezas sobre se a economia norte-americana conseguirá aguentar o ritmo da subida dos juros sem comprometer o crescimento económico e dos lucros das empresas, ou o simples facto de Wall Street estar num Bull Market há cerca de 9 anos, impediram desde finais de Janeiro e até agora a continuação da tendência ascendente.
Contudo nos mercados accionistas poucas ou nenhuma força é superior à importância dos resultados, e a realidade é que não obstante o já longo trajecto ascendente das empresas desde a crise financeira, esta earnings season que está a entrar no seu final poderá mesmo ser a melhor dos últimos 24 anos, com cera de 79% das empresas a bateram as expectativas dos lucros e com um crescimento anual destes de aproximadamente 24%. Ontem as tecnológicas desempenharam de novo um papel fundamental, embora o índice que mais valorizou tenha sido o S&P500, isto devido ao comportamento dos pesos pesados Amazon e Microsoft, no Dow Jones a CAT foi a estrela da sessão ao valorizar um pouco mais de 2%. Energéticas e financeiras também ajudaram ao sentimento positivo, as primeiras devido à entrada em vigor das sanções ao Irão e o segundo grupo devido à subida das yields do tesouro norte-americano.
No Forex foi dia de recuperação por parte do Euro, que adicionou 0,4% para os $1,16, enquanto que o U.S dólar cedeu -0.2% contra um cabaz de outras moedas principais. Destaque para os dados sobre a inflação, reflectida no aumento dos preços ao consumidor nos EUA, que vão ser divulgados no final da semana e que podem mexer com o valor da moeda norte-americana.

A análise ao sentimento de mercado é patrocinada por Activtrades

Deixe uma resposta