Sentimento de mercado – Resultados abanam optimismo

Marco Silva

Marco Silva

, Actualidade

Depois de quatro semana de optimismo em 2019, o sentimento constipou-se no início da semana mais importante da earnings season, com os anúncios da Caterpillar e da Nvidia a elevarem os indícios macro económicos anteriormente constatados de um arrefecimento da segunda maior economia mundial, que teve já impacto nos resultados das empresas norte-americanas, uma boa parte delas com uma importante componente das receitas e dos lucros a ter origem na China, com efeito no caso da industrial Caterpillar, um barómetro da guerra comercial, esse valor é de cerca de 10%, sendo que a região Ásia/Pacifico foi a única onde as receitas diminuíram, devido concretamente ao menor fulgor da economia chinesa, resta agora saber se a Boeing, que recolhe 13% das receitas do pais asiático irá confirmar a tendência. Os títulos da empresa industrial afundaram quase -10% muito por causa da redução do outlook, com lucros previstos para 2019 entre os  $11.75 e o $12.75, uma média inferior aos $12,73 antecipados anteriormente.
No caso da Nvidia, não foi um anúncio mas um aviso, visto que a apresentação de resultados será apenas daqui a duas semanas. A fabricante de GPU´s reduziu substancialmente as receitas do último trimestre dos $2,7 biliões para os $2,2 biliões, o que valeu um mini-crash de -14% no valor dos seus títulos na sessão de ontem. Tal como no caso da Caterpillar o negócio na China foi o principal motivo para a desilusão, com destaque para o sector do gaming e dos data centers, sendo que a China é igualmente o principal mercado da mineração de bitcoins, que depende fortemente de GPU´s, sector que atravessa um fase complicada devido à queda do valor da cripto-moeda. Ao nível dos sectores as tecnológicas obtiveram a pior performance do dia enquanto que os activos refúgio estiveram em contra-ciclo, nomeadamente as imobiliárias que valorizaram perto de 1%, enquanto que no Forex o Yen igualou o ganho de 0,2% do Euro para os 109.29, enquanto que a moeda única terminou nos $1.1433.
Hoje começa a reunião do FED, sendo no entanto de esperar maior volatilidade dos resultados que entretanto forem divulgados, visto que a decisão do banco central e respectivas declarações do seu presidente estão previstas para amanhã.


A análise ao sentimento de mercado é patrocinada por Activtrades

Deixe uma resposta