Sentimento de mercado – Rumor mexe com Wall Street

Marco Silva

Marco Silva

, Actualidade

Num dia sem grande história a disrupção da estabilidade adveio da notícia que saiu no Wall Street Journal sobre a sugestão de Steven Mnuchin acerca da redução ou eliminação das tarifas alfandegárias impostas pelos EUA à China, pelo menos durante as negociações, com vista a dar um impulso às mesmas que irão ter o próximo desenvolvimento nos EUA no final deste mês, num encontro entre delegações dos dois países e em sequência das ocorridas há uns dias na China. Num dia em que o movimento foi algo constante e com tendência ascendente a reacção ao rumor foi bem notória como que de alivio, tendo em conta as consequências que a guerra comercial já está a ter na performance económica de ambos os países, particularmente no país asiático, com a redução das trocas comerciais nos dois últimos meses de 2018.
Contudo e tendo em conta o que foi conhecido pouco depois o rumor parece não ter passado disso mesmo, numa situação algo atípica para um órgão de comunicação social reputado como é o WSJ, isto porque um representante do Tesouro norte-americano refutou a notícia indicando que nem o secretário do Tesouro Mnuchin ou o embaixador Lighthizer sugeriram seja o que fosse a alguém, no que respeita às tarifas ou a qualquer outro ponto negocial, Lighthizer que segundo o rumor foi desde logo contra a ideia de Mnuchin pois daria uma indicação de fraqueza negocial. Desmentido que reverteu parte dos ganhos amealhados na reacção à notícia do WSJ. Sem grande surpresa os sectores que mais beneficiaram do rumor foram os industriais e dos materiais, obtendo valorizações na ordem dos 1,65%, visto estarem mais ligados às grandes exportadoras como Boeing e Catterpilar, cujos títulos valorizaram cerca de 2%.
No Forex nada de grandes movimentações com excepção da Libra inglesa que valorizou 0.7% para os $1.2980, com os investidores a terem mais confiança de que o desfecho da saga Brexit não será a de uma saída “dura”, ou seja descontrolada.

A análise ao sentimento de mercado é patrocinada por Activtrades

Deixe uma resposta