Sentimento de Mercado – Tecnológicas volta a fraquejar

Marco Silva

Marco Silva

, Actualidade
A sessão de sexta-feira foi praticamente um “déjà vu” da do dia anterior, não apenas no registo final, queda generalizada, mas também nos motivos para esse desfecho, nomeadamente o pessimismo no sector tecnológico, após o aviso de um arrefecimento nas encomenda de uma fornecedora da Apple e da Nvida, isto poucos dias antes dos principais players do sector anunciarem os seus resultados. Resultados que de uma forma geral têm sido muito bons, fazendo jus à perspectiva da melhor temporada dos últimos sete anos, pelo menos nos que diz respeito ao primeiro trimestre, com cerca de 80% das empresas do S&P500 a baterem as previsões na componente dos lucros. contudo o outlook tem deixado a desejar, levando que os investidores tenham optado por retirar algum risco de cima da mesa, especialmente no sector que mais valorizou no último ano, a tecnologia.
Foi este grupo que puxou mais pelo mercado para o vermelho, com o Nasdaq a liderar nas perdas com uma desvalorização de -1.27%, superior à de -0.85% do S&P500, índice onde as tecnológicas cederam -1.51%. Ainda assim e de novo ligeiramente menos negativo que as empresas ligadas aos bens de consumo primários, devido à continuação da subida dos juros nas obrigações soberanas norte-americanas a 10 anos, que atingiram os  2.9583%, agora muito perto do patamar de 3%, que muitos consideram a partir do qual o crescimento económico e os lucros das empresas poderão ser condicionados e daí a retracção. Por outro lado o sector financeiro foi de novo beneficiado por esse facto, conseguindo ser o único a fugir ao vermelho embora que por apenas 0.05%.
Taxas de juro mais elevadas significam geralmente moeda mais forte e foi isso que ocorreu na sexta-feira, com o U.S dólar a ganhar 0.5% face a um cabaz de outras moedas principais, remetendo o Euro para uma queda de -0.5% para os $1.229, ao passo que a Libra inglesa recuou -0.4% para os $1.4035. Para os próximos dias alguma cautela com a alavancagem é desejavel uma vez que é a semana mais movimentada desta earnings season.

A análise ao sentimento de mercado é patrocinada por Activtrades

Deixe uma resposta