Sentimento de Mercado – Wall Street termina semana em baixa mas trimestre em alta

Marco Silva

Marco Silva

, Actualidade
Com o tema das tarifas alfandegárias a condicionar o sentimento dos investidores nas últimas semanas, Wall Street registou na sexta-feira a segunda semana consecutiva de perdas. As tecnológicas foram as que mais cederam terreno com o Nasdaq a recuar -2.37%, o S&P500 -1.33% e o Dow Jones -1.26%, um dado curioso tendo em conta que o sector industrial é o mais afectado por uma guerra comercial, facto que já se torna visível no resultado final do mês de Junho, onde os principais índices tiveram uma performance inversa à da última semana, nomeadamente o Dow Jones foi o que pior performance teve ao cair -0.59%, enquanto que o S&P500 e o Nasdaq registaram subidas de 0.49% e 0,92%. Outro dado que revela bem a importância que os receios sobre uma possível guerra comercial tiveram nos últimos meses foi o facto do Russel 2000, o menos afectado com um escalar do problema, ter tido o melhor desempenho no trimestre com uma valorização de quase 8% ao passo que o Nasdaq avançou um pouco mais que 6%, cerca do dobro do S&P500, enquanto que o Dow Jones ficou praticamente inalterado.
Nas próximas semanas se verá como vai desenrolar esta situação das tarifas alfandegárias, sendo muito provável que o problema se deva agravar, até porque existem rumores de que Trump pretende aprovar uma lei, a “United States Fair and Reciprocal Tariff Act”, que lhe daria poderes para que os EUA não cumpram as suas obrigações para com a Organização Mundial do Comércio, isto claro se a intenção for para a frente e a mesma for aprovada pelo Congresso, o que é manifestamente improvável, mas que não deixa de ser um indicio de que Trump ainda agora começou esta guerra, até porque ele próprio já afirmou a intenção de abandonar a OMC.
No Forex o U.S dólar perdeu em quase toda a linha cedendo -0.5% contra um cabaz de outras moedas principais e -0.9% contra o Euro e a libra inglesa para os $1.1678 e $1.3194 respectivamente. Já o Yen recuou  -0.2% contra a moeda norte-americana. Esta semana será importante para vários mercados, não apenas por causa da questão das tarifas alfandegárias mas pelos non-farm payrolls de sexta-feira, que poderão afectar especialmente o U.S dólar.

A análise ao sentimento de mercado é patrocinada por Activtrades

Deixe uma resposta