Será que o Ouro vai continuar na rota da desvalorização?

Tiago Esteves
Se é verdade que o ouro tem sido historicamente visto como um refúgio em tempos de crise, e poderia por isso beneficiar de um potencial bear market internacional, não é menos verdade que o seu crescimento de 600% na última década trouxe os preços a um nível que considero algo exagerados. E, por isso, continuo a acreditar que o fundo neste metal poderá ainda estar longe de acontecer. Mesmo que os emergentes continuem a comprar ouro de forma desenfreada por motivos monetários e comerciais, o preço a estes níveis poderá continuar a estar muito acima dos limítes do razoável.

Tecnicamente, depois de uma correcção de quase 40% em cerca de três anos, o ouro
parece agora ter encontrado finalmente suporte para o seu preço. Ou, pelo
menos, tem vindo a estabilizar o suficiente para nos fazer acreditar
nisso, junto a um suporte horizontal no spot com o dólar e a uma LT
ascendente no spot com o euro. Ora, escrevo neste momento este post por
acreditar que ambas estão prestes a ser postas à prova, e a sua quebra
poderá significar uma continuação da correcção de mais 10-15%. O suporte horizontal no dólar tem vindo a gerar reacções cada vez mais fracas, originando um padrão de lower-highs. Já a LT ascendente no euro tem vindo a convergir para um limite superior que o transforma numa potencial wedge, padrão muitas vezes associado a continuação de movimento.

Deixando um pouco de lado a divisa, o ouro parece estar sob pressão em ambos os casos. Se não se der uma reacção ascendente rapidamente, pelo menos suficientemente forte para gerar um novo máximo relativo, poderemos mesmo vir a ter um aprofundar no preço do ouro nos próximos meses.

Comment List

  • FilipeBS 19 / 10 / 2014 Reply

    Tiago,
    Qual o instrumento que recomendarias para negociar ouro?
    Obrigado.
    Filipe

  • Daniel Pires 19 / 10 / 2014 Reply

    BOm dia Tiago

    Em relação ao Ouro estou um bocado indeciso!!! tecnicamente esta a fazer uma figura de trianulo descendente de continuação da tendencia de baixa mas o suporte é brutal : fiboncaci de 61% (desde o minimo de 2008 – utilizando o fibonacci logaritmico: o metatrader, metastock e XTB tem o fibo logaritmico mas o SAXOBANC, prorealtime tem o fibinaci aritmetico) e suporte da linha ascendente iniciada em 2004 com multiplos toques sendo o ultimo o minimo de 2008.
    Embora o Ouro seja uma comodity na china esta a passar algo estranho: estao a comprar muito ouro!!!!! Será que pretendem associar a sua moeda ao padrao ouro???se sim entao a moeda chinesa seria a mais importante do mundo e poderiamos dizer adeus ao dollar…
    Tambem convenhamos dizer que as pessoas so comprarm ouro quando se sentem inseguras e por enquanto ainda nao ha panico nos mercados!!! (ver o que aconteceu com a divida soberana quando o euro estava em risco)

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 19 / 10 / 2014 Reply

    Olá Filipe,
    Directamente em forex, xauusd ou xaueur. Via ETF acaba por haver uma comissão superior, e eventualmente também uma comissão de gestão. Em alternativa, alguma empresa do sector com forte exposição a este metal.

    Daniel,
    A China está a tentar diluir algum do brutal risco que correm por terem biliões de US dólares. Na minha opinião, foi a enorme exposiçaõ da China à dívida e à divisa Americana que impediu a implosão da economia dos US. Agora estão a trocar apressadamente dólares por ouro, já cientes do enorme risco que correm. É um dos grandes suportes do ouro, que de outra forma já teria certamente desvalorizado muito mais

  • JorgeNevada 19 / 10 / 2014 Reply

    Tiago
    Penso que o EURUSD está num ponto interessante de análise. Será que podias fazer uma análise a este par?
    Um abraço

Deixe uma resposta