Será a Sonaecom a próxima Jerónimo Martins?

Tiago Esteves
Hoje de manhã abri uma posição curta na Sonaecom (para quem não sabe, uma posição curta é o tipo de posição que nos permite ganhar dinheiro com a queda de determinado título. Pode ler-se mais sobre o tema aqui). Fi-lo porque, ao analisar a fraqueza do índice, queria cobrir de certa forma o risco da grande exposição a títulos nacionais sem fechar as posições na totalidade. Fi-lo porque detectei um pullback à neckline do Head & Shoulders que entretanto foi activado. E fi-lo porque acredito que a Sonaecom vai andar no mercado nos próximos meses a definhar, à semelhança do que aconteceu com a Cimpor, enquanto se toma a decisão relativa à sua saída definitiva do mercado.

Tecnicamente houve três motivos para fazer esta entrada curta, que já tinha debaixo de mira há uns dias. O primeiro, o retracement, dá-me uma oportunidade interessante de entrar depois de uma correcção após quebra que não foi nada convincente. Não fosse estarmos tão próximos do topo chamar-lhe-ia dead cat bounce… O segundo passou pelo facto de ter, desde há já algum tempo, confirmado a inversão de tendência ascendente de médio prazo pelo 1-2-3 trend change. Por fim, o H&S pode não estar ainda esgotado em termos de força descendente, mesmo depois de meritoriamente ter atingido a projecção primária. Acredito que, à semelhança do sucedido na Jerónimo, este padrão possa marcar a inversão definitiva da tendência ascendente.

Posto isto, deixei o meu stop bastante distante. A colocação seguiu a estratégia associada aos H&S e fica, até novo lower-high confirmado (que poderá até ser o actual ponto), acima do ombro direito. A falta de liquidez no título poderá de certa forma alimentar um movimento ascendente rápido, mas de facto a distância ao stop deixa-me bastante descansado nesse aspecto. Veremos como corre esta minha nova posição mais defensiva…

Peço desculpa aos mais novos nestas andanças pelo ultra-tecnicismo associado a este post…

Disclaimer

Todos os comentários e posts publicados
neste blogue são meras opiniões pessoais, não devendo ser confundidas
com recomendações de compra ou venda. As compras e vendas são da
responsabilidade do investidor, bem como os lucros ou perdas daí
resultantes. Se necessitar de aconselhamento financeiro contacte uma
entidade ou profissional certificados pela CMVM.

Comment List

  • Anónimo 13 / 03 / 2014 Reply

    Boas Tiago,

    "Outra" que está a pedir a abertura de uma posição curta é a PT, que ou reage bem ao valor de fecho 3,16/3,17 (linha de tendência que tem servido de ressalto noutras ocasiões) ou então arrisca-se a ir até ao suporte nos 3,08€.

    Que dizes Tiago?

    PS- Já sei que estou a desvirtuar o tópico da SonaeCom mas nunca tive interesse nessa cotada…e pode muito bem como dizes acontecer como à Cimpor.

    Abraço
    André

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 13 / 03 / 2014 Reply

    Concordo, André. Estou de olho nela porque parece estar a fazer um H&S de continuação. Mas não me arrisco a shortá-la, tem demasiada volatilidade intraday.

    Abraço

  • Anónimo 13 / 03 / 2014 Reply

    Olá Tiago,

    Invisto esporádicamente na bolsa, e apenas assumo posições longas. Por isso só o faço em acções bull.
    Deixou-me curioso porque li algures que só era possivel shortar acções portuguesas pelo periodo de 1 dia. Como faz para abrir posições curtas? estou desatualizado? está a utilizar algum instrumento financeiro indireto?

    Agradeço o esclarecimento.
    Obrigado.

    Sérgio

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 14 / 03 / 2014 Reply

    Olá Sérgio. Sim, está desactualizado 🙂 Há já alguns anos que se podem deixar abertas posições curtas durante tempo indefinido, recorrendo a CFD's.
    Cumprimentos

  • Anónimo 14 / 03 / 2014 Reply

    Obrigado pelo esclarecimento Tiago.

    No próximo bear, já não me escondo até que passe a tempestade…

    Sérgio

  • Hugo O'Neill 14 / 03 / 2014 Reply

    Sem dúvida um excelente oportunidade para shortar. É uma 2ª chance para quem perdeu o primeiro break do neckline.

  • joão torresini 14 / 03 / 2014 Reply

    muito bom, parabéns

Deixe uma resposta