Short Idea – Portucel

Tiago Esteves
Para os que, como eu, acreditam que o Governo não conseguirá chegar a um acordo político com o PS, poderá estar a gerar-se uma interessante oportunidade especulativa. Depois de a mini-crise política ter dado sinais de melhoria, alguns títulos do PSI-20 entraram em rally ascendente. Ora, esse rally pode ser comprometido caso os três partidos do “arco da governação” não cheguem a acordo, dando lugar a uma correcção em baixa. A Mota-Engil e a Portucel foram os títulos que mais subiram durante este conturbado mês, acumulando entre 25-30% de ganhos num curto espaço de tempo. Serão por isso aquelas que apresentam um maior potencial de correcção especulativa.

Após analisar as duas concluí que um short à Mota-Engil seria demasiado arriscado do ponto de vista técnico, por se encontrar em máximos não é possível colocar um stop que seja viável.
Já o caso da Portucel é bem diferente, visto estar prestes a enfrentar a zona de resistência que já por quatro vezes lhe valeu uma retracção. Pretende-se com esta abertura de posição aliar o movimento puramente especulativo à boa oportunidade técnica. Analisemos os prós e contras de um short a este título:

Contras:
– Vai contra a tendência principal do título, que está em franco bull mode;
– A sucessão de visitas à resistência tornam-na progressivamente mais fraca, sendo a quebra em alta mais provável nesta quinta visita.

Prós:
– Eventual stop-loss a menos de 4% de distância da actual posição, sendo a relação Win/Loss de 3/1;
– O mercado indicativo, o PSI-20, parece estar já a iniciar um movimento descendente de médio/longo prazo, encontrando-se actualmente a completar o que parece ser uma bandeira de baixa (a analisar com mais calma num futuro próximo);
– Estocástico em níveis perigosos de sobrecompra.
– Volumes claramente decrescentes no movimento ascendente, demonstrando quebra na força compradora;

A maior vantagem de uma eventual falha neste plano especulativo reside precisamente na essência da especulação. Se os três partidos chegarem a um acordo político suficientemente convincente para os mercados, podemos ter (além de um país economicamente sustentável para o longo prazo) uma eventual continuação deste movimento ascendente durante mais alguns meses, o que se reflectiria certamente em oportunidades. Infelizmente parece-me um cenário muito pouco provável…

Comment List

  • Joao Luis Amado 18 / 07 / 2013 Reply

    Boa noite, já agora uma pergunta técnica: quais são as corretoras que permitem shortar ações do psi? obrigado

  • Tiago Esteves 18 / 07 / 2013 Reply

    Caro João,
    Eu não shorto acções directamente, uso para esse efeito cfd's. Penso que todas as corretoras a actuar em Portugal permitem negociar cfd's. Pelo menos a orey, a gobulling e o Best permitem-no

Deixe uma resposta