Sonae – Análise Técnica

Tiago Esteves

Tiago Esteves

, Sem categoria
A Sonae é um dos títulos que mais gosto de acompanhar em inícios de ciclo, pela sua elevada capacidade em exacerbar os movimentos do mercado. Não quero com isto dizer que estamos perante um início de novo ciclo, nem que seja sequer a altura conveniente para testar uma entrada, pois não existe nada que nos dê sinais nesse sentido. Ainda assim importa fazer-lhe uma análise, num momento em que está a atingir a zona de suporte que deu inicio ao seu estado bullish anterior.

Desde o anterior topo, em Setembro de 2009, tem mantido um padrão descendente marcado, com diversos lower-highs (19) e 2 falsos sinais de inversão, sendo que os falsos sinais de inversão aconteceram numa zona de lateralização, onde este tipo de padrão se mostra claramente menos eficaz.
Neste momento, como referi anteriormente, a cotação está a atingir uma zona de suporte antiga, que poderá abrandar um pouco a força das quedas. Mas nada do que vemos actualmente nos indica que as quedas cessarão, pelo contrário. Não há de momento o mínimo sinal de inversão a que os mais optimistas se possam agarrar. Nem os indicadores (que eu não costumo referenciar nas análises mas onde dou sempre uma espreitadela) dão qualquer sinal de exaustão nas quedas.

O primeiro sinal de inversão seria a quebra da zona de resistência assinalada no gráfico, com consequente inversão do padrão de lower-highs. Apesar de não poder considerar-se ainda um sinal de inversão de tendência, seria um forte sinal bullish. Por outro lado, se a zona de suporte é quebrada em baixa, deixam de existir quaisquer suportes abaixo do actual preço, havendo todas as probabilidades de intensificação das quedas.

Pessoalmente mantenho-me de fora, atento mas despreocupado. Mesmo que perca 25-30% do arranque, num título que tem ciclos de subida geralmente superiores a 100% terei muito tempo para ganhar dinheiro quando ela decidir finalmente começar a subir.

Deixe uma resposta