Sonae Indústria – Análise Semanal

Tiago Esteves
A Sonae Industria foi a vencedora da análise semanal, derrotando a PT por uma curta margem. Depois de a observar de forma mais atenta não me surpreende o resultado, já que a sua trajectória recente dá de facto azo a que se pergunte “será que está aqui a formar-se uma grande oportunidade?”.
A Sonae Indútria não tem despertado nos últimos anos tanto interesse dos investidores como a casa-mãe, a Sonae. Isto deve-se em grande parte à crescente degradação dos seus números, com inevitável reflexo nas cotações. A onda negativa nos resultados continua a fazer-se sentir e apenas a
operação na África do Sul parece ter uma considerável margem de
crescimento. Ao olharmos para o gráfico essa tendência é manifesta, com uma quebra de 94% no preço da acção nestes últimos seis anos.

Tecnicamente estamos numa zona de decisões, à semelhança do que acontece em inúmeros títulos do PSI20. Olhando para o gráfico semanal, para conseguirmos captar a big picture, poderá estar a desenhar-se actualmente algo semelhante a um fundo arredondado. Não será do ponto de vista técnico-literal um fundo arredondado, é verdade, mas poderemos ainda assim considerá-lo parte de um padrão de inversão de longo prazo em potencial formação.

A zona de resistência que está imediatamente situada acima da actual zona de preço é forte, forte o suficiente para representar a fronteira entre o bear e o bull mode. Se a sua quebra acontecer a sonae indústria passa imediatamente a representar uma atraente oportunidade de compra. São 185% de distância até à próxima resistência! Resistência que, inclusivé, é já bastante antiga. Até que a zona de resistência quebre não vale a pena arriscar uma entrada. Vejam o que aconteceu em 2009, quando tudo apontava para uma activação do padrão de inversão cup & handle. A activação acabou por nunca acontecer e as cotações chegaram a estar a cair 85% em relação a esse ponto!

Valerá a pena precipitar uma entrada? Não, na minha opinião não. Estamos a 10% da quebra efectiva dessa zona e a 30% do último higher-low. Facilmente poderemos assistir a nova deflecção antes de um eventual ataque definitivo à resistência! Se a resistência for quebrada vale a pena entrar? Definitivamente sim, se essa zona quebrar eu próprio entrarei a pés juntos….

Comment List

  • Anónimo 11 / 01 / 2014 Reply

    Bom dia caro Tiago , parabéns pelo seu excelente trabalho , isto sim é serviço publico.

    Ontem tivemos a confirmação da ruptura da resistência da SI e com um volume muito bom .
    O que pensa que se vai seguir , correcção ou subida ? isto claro sem ser Zandiga …

    cumprimentos
    Paulo Jorge

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 11 / 01 / 2014 Reply

    Olá Paulo,
    Vou responder em forma de update ao gráfico!
    Abraço

Deixe uma resposta