Tribunal Constitucional chumba convergência das pensões

Tiago Esteves
Os juízes do tribunal constitucional chumbaram por unanimidade a medida proposta no orçamento que previa a convergência das pensões. Nada de muito surpreendente, acho que ninguém estava à espera que esta medida fosse aprovada. Estre os que não esperavam outro caminho que não fosse o chumbo estaria certamente o governo, não podiam realmente esperar que esta medida fosse aprovada. Então, para quê contemplá-la? Sobretudo para ganhar tempo e para pressionar politicamente o tribunal constitucional.

De cada vez que uma medida é chumbada soam as vozes do patriotismo, e essas vozes poderão exercer uma pressão considerável sob juízes que nem sequer são politicamente isentos. Essa pressão pode fazer toda a diferença quando se tratar de aprovar medidas que não apelem à unanimidade, que não valham uns simples 400 milhões de euros. E dessas o governo precisa mesmo a sério para atingir as metas do défice.

E os mercados, como reagirão? Provavelmente teremos amanhã um dia vermelho para fechar a semana. Surpreender-me-ia bastante que o dia fosse exageradamente vermelho… para ser sincero ficarei muito mas admirado mais se tivermos um dia de forte vermelho do que se tivermos um dia a terminar verde ou próximo disso… Mas prognósticos só mesmo no fim do jogo!

Lista de Comentários

  • FilipeBS 20 / 12 / 2013 Reply

    Pelos vistos abriu em alta, e com alguns títulos bancários em grande fora. Quem diria. E eu que esperava hoje uma correcção do BCP para recomprar…

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 20 / 12 / 2013 Reply

    Está a ser mesmo uma reacção típica de Bull Market, o mercado ignora totalmente as más notícias. Não posso considerar-me muito surpreendido por esta boa reacção…

Deixe uma resposta