Tribunal Constitucional impõe nova derrota política ao governo

Tiago Esteves
O tribunal constitucional acabou de declarar inconstitucional a lei da mobilidade dos funcionários públicos, proposta pelo governo. Sem querer ajuizar sobre a pertinência ou a falta dela no que diz respeito a esta lei, custa-me a compreender que a principal oposição ao governo em funções seja feita por um tribunal em vez de ser feita por partidos políticos. Custa-me também a compreender porque é que o governo continua a insistir na publicação de normas claramente inconstitucionais, expondo-se depois à tomada destas posições que só fragilizam a já delicada coligação governamental.

Ainda me custa mais a  compreender que a constituição seja dúbia ao ponto de provocar divisões junto dos membros do tribunal constitucional. Se a constituição está pouco clara, clarifique-se. Se os políticos não sabem fazer leis claras (a lei de limitação de mandatos é um exemplo flagrante), que assumam a coragem política de tomar posições!

Impacto deste chumbo nos mercados financeiros: suspeito que vai ajudar as minhas posições curtas a florescer…

Lista de Comentários

  • Anónimo 29 / 08 / 2013 Reply

    Gostaria de saber se é boa aposta comprar acções dos bancos a tempo de 1 ano…obrigado

  • Tiago Esteves 29 / 08 / 2013 Reply

    Boa tarde,
    Comprar acções tem tanto de potencialmente lucrativo como de arriscado, não se pode comprar baseado num prazo específico. Cada situação deve ser analisada individualmente…

    Mas respondendo à sua pergunta, eu não compraria acções de nenhum dos bancos portugueses se pensasse em vendê-las daqui a um ano.
    Cumprimentos,
    Tiago

Deixe uma resposta