ULTA BEAUTY (ULTA)

Fernando Nabais

A ULTA BEAUTY (ULTA) é uma empresa que comercializa produtos de beleza dirigido a um público alvo de todas as idades, origens e estilos de vida e que explora também salões de beleza. Nos últimos 5 anos, a sua cotação em bolsa subiu dos 85$ para os 350$, acompanhando o crescimento da empresa.

É reconhecidamente uma das empresas que melhor performance apresenta na área do retalho nos EUA. Trata-se de uma empresa sem dívida e com rácios de rentabilidade muito elevados ROA: 21.59% ROI: 28.42%, ROE: 36.64%.

No passado ano fiscal (2018) as receitas subiram 14%, os lucros 18.6% e o EPS 22%, dado que a empresa gastou 616 milhões de dólares em recompra de acções. As vendas comparáveis subiram 8.1%, tendo a empresa aberto 100 novas lojas em 2018. A somar a tudo isto, o último trimestre de 2018 mostrou uma aceleração no crescimento das vendas comparáveis e uma subida das margens.

Para o próximo ano fiscal (2019), a empresa tenciona consolidar a sua posição abrindo apenas 80 novas lojas (contra 100 em 2018), mas procedendo a remodelações em mais 20 e melhoramentos em 270. A previsão de crescimento das vendas comparáveis (nas lojas já existentes e não remodeladas) é de 6% a 7%, prevendo-se também uma melhoria nas margens e um crescimento nas vendas online entre 20% a 30%.

As previsões dos analistas para o crescimento dos lucros no longo prazo é de 18% ao ano. Os valores publicados na 4-traders apontam para um valor próximo dos 15% mas a previsão de crescimento do EPS é cerca de 20% graças à recompra de acções.

Neste momento o trailing PER é de 31.8 e o forward PER de 23.3 (Yahoo finance), um valor interessante para uma empresa que se espera crescer entre 15% a 20% ao ano.

Em resumo, trata-se de uma empresa que apresenta das melhores performances na área do retalho nos EUA. Bem gerida, sem dívida, com elevados rácios de rentabilidade e com boas previsões de crescimento chega ao segundo lugar no top de empresas mais atractivas na área do retalho.

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