Um comentário aos comentários e outras questões

Tiago Esteves
Permitam-me começar por agradecer a todos os que votaram na sondagem relativa ao melhor formato para as análises. Os resultados ajudaram-me a esclarecer a preferência da maioria dos que frequentam este espaço. Confesso-me surpreendido, sempre pensei que a maioria preferisse ler a ver um vídeo. Estava claramente enganado e por isso irei manter as alterações introduzidas nas últimas semanas. Os updates ocasionais serão em texto e as análises semanais, mais complexas e profundas, em formato vídeo. Vou também esforçar-me por manter esses vídeos abaixo de 5 minutos, para não se tornarem demasiado maçadores.

Uma palavra para os comentários, especialmente os que são feitos aqui no blogue. Os comentários não são imediatamente publicados por uma questão de organização pessoal. Optei por publicar apenas quando posso responder, para não ficar nenhum esquecido e sem resposta. Não há censura, tanto são publicados os comentários positivos como os mais críticos. Todas as opiniões são bem-vindas. O esquecimento inadvertido acontece com alguma frequência no Facebook, porque vejo os comentários e não posso dar uma resposta imediata (e não há um sistema de alerta permanente). Quando dou conta que ainda não respondi já passaram duas semanas 🙂 Se tal acontecer, insistam. Esforço-me sempre por responder a todos os que me perguntam algo, seja por comentário ou de forma privada.

Para os que me questionam de forma privada, também um comentário. Chegam-me diariamente diversas mensagens, o que me dificulta a tarefa de resposta. Continuarei a responder, enquanto o tempo disponível mo permitir, a todos os que me abordam. Mas aproveito este post para pedir que não me solicitem sugestões de investimento. Se me abordarem com um pedido de recomendação de investimento serei forçado a responder de forma genérica e desinteressante. Não posso, nem ética nem legalmente, fazer qualquer recomendação de compra ou venda.

Se me abordarem com dúvidas específicas (preferencialmente estruturadas de forma curta e concisa) tenho todo o gosto em responder, pode é não ser logo no imediato. Sugiro que ponderem colocar as questões genéricas de forma aberta no Facebook ou no blogue, assim estarão provavelmente a ajudar a esclarecer outros que tenham as mesmas questões. Análises, sugestões de análises, imagens de análises e afins podem continuar a mandar por e-mail ou mensagem no Facebook. Eu vou sempre dando a minha opinião. E, uma vez mais, quando me esquecer de responder não tenham problemas em insistir!

Lista de Comentários

  • FilipeBS 13 / 02 / 2014 Reply

    Grande blogue! 😉
    O Tiago é de facto muito metódico em tudo. E é assim que tem de ser para quem quer ter sucesso na bolsa.
    Também votei na opção dos vídeos semanais para análises mais profundas e texto para os updates diários. Mas, no caso dos vídeos, não te esqueças de continuar a colocar uns três-quatro tópicos com as conclusões mais importantes.
    Não tenho facebook, portanto o meu modo de comunicação será sempre via caixa de comentários.
    Apenas uma pequena divergência. Se fosse eu, deixaria a caixa de comentários sempre aberta. Penso que isso atrairia mais pessoas a comentar directamente no blogue. Mas entendo os argumentos, e a "casa" é sua, portanto gere-a como bem entender.
    Mais uma vez obrigado pelo excelente trabalho aqui realizado!
    Cumprimentos,
    Filipe

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 14 / 02 / 2014 Reply

    Muito obrigado, Filipe.
    Os tópicos no vídeo serão mantidos, acho que ajuda de facto a situar quem o vai ver. E também a perceber à priori se o vídeo será ou não interessante.
    Compreendo a questão associada à abertura dos comentários. Já a ponderei mas de facto iriam ficar sempre comentários por responder. É um pouco o que acontece no Facebook, que não tenho forma de controlar a fluidez de comentários. Ganha-se na discussão mas perde-se no acompanhamento.
    Cumprimentos,
    Tiago

  • Tiago Azevedo 15 / 02 / 2014 Reply

    Tiago,

    Tenho uma pergunta de money management – Eu tenho uma posição short na Jerónimo Martins (graças às tuas análises) com stop já dentro da zona de lucro.

    Devo somar esta posição à exposição da minha carteira ou subtraí-la? Se for a primeira estou alavancado duas vezes e é bastante. Se for a segunda, não estou alavancado.

    Eu durmo bem, logo sinto como se fosse a segunda opção, no entanto gostava de saber se existe algum risco que não estou a ponderar.

    Cumprimentos,

    Tiago Azevedo

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 15 / 02 / 2014 Reply

    Olá Tiago,
    Na prática o melhor é somares, para te referenciares. Na teoria a questão é um pouco mais complexa, porque se as restantes posições forem longas esta seria de hedging, reduzindo assim o risco associado. No entanto não deixa de ser exposição, e por isso eu recomendaria a soma para te permitir controlar "por excesso" o nível de alavancagem. Até 3x é razoável, em position trading.
    Cumprimentos

Deixe uma resposta