Um exercício comparativo – Semapa e Portucel

Tiago Esteves
Hoje trago um exercício um pouco diferente do habitual, um exercício comparativo entre duas das empresas do PSI-20 mais inter-relacionadas. Como se sabe, a Semapa detém cerca de 80% da Portucel, esperando-se por isso em teoria que a casa-mãe tivesse algum grau de dependência da sua subsidiária. Ora, curiosamente verifica-se o contrário! A cotação da Portucel segue com algum atraso a da Semapa, o que de facto não deixa de ser estranho…

Em que poderá ser este dado útil? Este efeito de espelho atrasado poderá ajudar-nos a antecipar pela Semapa uma correcção na Portucel. Reparem no gráfico, que contém a verde as cotações da Semapa e a azul a Portucel. Os traços vermelhos representam linhas temporais associadas a uma correcção na Semapa. Sempre que se deu uma correcção major nas duas cotadas, esta correcção arrancou primeiro na Semapa. Uma antecipação de um dia ou dois em alguns casos, mas que em outros representou um delay superior a um mês!

Como tinha acções da Semapa e da Portucel, e como tem havido um efeito de sincronia  bastante assertivo, decidi liquidar a posição na Semapa para diminuir a redundância e a exposição. Não é novidade que eu espero para as próximas semanas uma correcção um pouco mais viril dos mercados, mas como não quero liquidar todas as posições longas vou-as mantendo sob vigilância apertada! E a minha forma de manter a Portucel sob vigilância será precisamente olhando (também) para a Semapa e esperando que esta antecipe o movimento correctivo na Portucel… estranho, não é? 🙂

Comment List

  • Anónimo 20 / 03 / 2014 Reply

    Bom dia!
    Tenho (pequenas) posições nas duas cotadas e também me tenho questionado sobre esta "exposição redundante".
    A minha questão é a seguinte: Tendo a Semapa um PER a rondar os 8, não terá maior margem de progressão do que a Portucel?
    Outro factor que considero relevante é que a Portucel se encontra em máximos históricos e a Semapa ainda está a 25% desses valores.
    Cumprimentos e obrigado pela ajuda

  • Hugo O'Neill 20 / 03 / 2014 Reply

    Excelente artigo. Vou estar de olho para aproveitar esse desfasamento.

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 21 / 03 / 2014 Reply

    Obrigado Hugo.

    Caro Anónimo,
    Elas são duas empresas diferentes, não são tão unidas como a cotação o faz querer parecer! Mas de facto na prática vemos uma grande proximidade…
    Em relação ao PER, repare que a Semapa pode estar a ser penalizada por diversos motivos face à Portucel. Isso não significa que tenha mais margem de progressão. Esse facto é corroborado pelo outro dado que aponta, a progressão mais rápida da portucel demonstra um maior interesse por parte do mercado. Esta relação pode manter-se e a progressão da Portucel pode continuar a ser mais rápida. Mas, de facto, havendo uma aproximação percentual em termos históricos não podemos deixar de esperar nova aproximação. Ou por queda da Portucel ou pela aceleração da Semapa!

  • Anónimo 21 / 03 / 2014 Reply

    Tiago, percebo o ponto de vista.

    Um abraço e obrigado pela dica

Deixe uma resposta