Um jogo de bolsa didáctico

Tiago Esteves
Nada como começar a semana com um jogo, para descontrair. Não, não vou propor que joguem Farmville, descontracção não tem de ser sinónimo de involução mental:)
O jogo que proponho é o Chartgame, um jogo que descobri há uns anos atrás e tive muita dificuldade em re-encontrar. Em que se baseia? A ideia é simples, começa-se o jogo com 10 mil dólares e o objectivo é derrotar a estratégia Buy & Hold. Tal como a ideia, também o jogo é extremamente simples. Pode-se comprar, shortar, ou optar por ficar fora do mercado durante algum tempo se não tivermos a certeza de que direcção tomar.

Para ajudar na tomada de decisões podem acrescentar-se os indicadores mais comuns ao gráfico. Volume, RSI, MACD, médias móveis e bandas de bollinger, se não formos esquisitos é mais do que suficiente.
Resta referir um pormenor que tem muita importância, todos os gráficos apresentados são reais, relativos a momentos passados. E no fim de cada simulação aparece a empresa e o período em análise. É bastante realista e ajuda a treinar estratégias de compra e venda, sobretudo para os menos experientes em negociação real.

Eu aproveitei o fim de semana para um joguinho que correspondeu a cerca de 10 anos de negociação. Utilizando apenas padrões, volume e RSI consegui bater a estratégia Buy & Hold que esteve perto da falência (justiça seja feita, apanhamos muitos títulos em tendência descendente).
Caros leitores, fica o desafio no ar, o objectivo é bater os meus 14% anualizados num período superior a 5 anos:)

Deixe uma resposta