Um update ao gráfico do PSI20

Tiago Esteves

Tiago Esteves

, Sem categoria
As coisas esta semana não têm estado fáceis… O PSI20 caiu 7% nos últimos três dias, muito por responsabilidade dos rumores sobre os aumentos de capital na banca. No vídeo deste fim de semana tinha levantado a possibilidade de o suporte não ser forte o suficiente para aguentar a cotação, e infelizmente acabou por se confirmar.

O que podemos esperar das próximas sessões? A quebra deste suporte correspondeu à activação de um H&S top, com projecção no importante suporte dos 6600 pontos. Antes disso, a cotação enfrentará a actual LT de médio prazo, e acredito que venhamos a assistir a um ressalto nessa zona. Será a força desse ressalto que irá definir o futuro de médio prazo do índice. Por esta altura é pouco provável que os 7600 pontos sejam recuperados antes de nova descida, mas é uma possibilidade. A concretizar-se seria o melhor cenário. Pessoalmente penso que podemos ter uma reacção até aos 7200-7300 pontos (vai depender, em parte, do resto da Europa), e depois a continuação da correcção.

É esta realidade que temos em mãos, a correcção pode de facto alongar-se no tempo. Mas tão depressa como vieram as quedas, poderão regressar às subidas. Num e no outro caso, é importante ter uma visão global. A menos que sejamos daytraders, o que acontece num dia ou em dois não interessa muito. Desde o dia 12 de Março que tenho vindo a apregoar esta correcção, não é algo que surpreenda nesta fase. Não me surpreenderá se a descida se prolongar até aos 6400 pontos nos próximos 2-3 meses. Só ficarei surpreendido se o meu marco fronteiriço para o bear market, os 5200 pontos, for quebrado em baixa sem que antes tenhamos novo rally de 20-30%.

Comment List

  • Especulador Zen 15 / 05 / 2014 Reply

    Obrigado pela analise Tiago.
    Não se esqueçam de utilizar os mecanismos de protecção. 

  • Unknown 16 / 05 / 2014 Reply

    Ressalto? em dia de aumento de capital? será é mais um dia de quedas.

  • Hugo O'Neill 16 / 05 / 2014 Reply

    Excelente análise Tiago, já era sem tempo a dita correcção!! Já estou short no DAX @ 6.660 e no FTSE 100 @ 6.836. Será hoje uma Black Friday?

  • Especulador Zen 16 / 05 / 2014 Reply

    Short no Dax a 6660?

  • FilipeBS 16 / 05 / 2014 Reply

    Também entrei hoje short no DAX @ 9660 através de inverted ETF. Já estava short no nasdaq100 há alguns dias.
    Abraços e bons trades.

  • Paulo Cleto Silva 16 / 05 / 2014 Reply

    E hoje tivemos um dia com pouca amplitude, apesar disso ainda deu para fazer umas boas entradas curtas no Dax.

    Votos de um Bom Fim de Semana.
    …………………
    A teoria não têm importância mas sim o que se faz com ela.

Deixe uma resposta