Um update ao RSXJ

Tiago Esteves

Tiago Esteves

, Sem categoria
No início do mês de Abril tinha deixado uma análise, em sinal de nota vigil, ao índice de small caps Russas RSXJ. Na altura estava convencido que iríamos assistir a um fundo em V, mas o tempo deu razão à baixa probabilidade de esse cenário se verificar sem que antes houvesse novo retracement. Apesar de o cenário geopolítico ser penalizante, este factor já está de certa forma descontado na cotação, havendo apenas para descontar um eventual cenário de conflito aberto (para já posto de lado). Esse era um dos factores de maior interesse para mim ao avaliar este índice, menos exposto à geopolítica e às sanções económicas (por ser de small caps). Deixei, por isso, uma ordem trigger acima da zona de resistência, que foi despoletada na terça-feira.

Apesar de o volume no breakout não ter sido famoso, tudo indica que a cotação testará a resistência dos 35, impulsionada pelo padrão de consolidação entretanto quebrado em alta. A colocar-se esse cenário, e dada a força da resistência, é provável que a cotação retraia à (semi-válida) LT marcada a vermelho. Se assim for, considerando que já foi quebrado o padrão de lower-highs, poderá gerar-se uma interessante oportunidade de entrada longa.

Disclaimer
Todos
os comentários e posts publicados neste blogue são meras opiniões pessoais, não
devendo ser confundidas com recomendações de compra ou venda. As compras e
vendas são da responsabilidade do investidor, bem como os lucros ou perdas daí
resultantes. Se necessitar de aconselhamento financeiro contacte uma entidade
ou profissional certificados pela CMVM

Comment List

  • Hugo O'Neill 23 / 05 / 2014 Reply

    Apesar de pelo menos 14 soldados ucranianos terem sido mortos, ontem, no Leste do país, em confrontos com separatistas pró-russos.

    Parece que as tensões "desapareceram" para o resto do mundo desde que a China e a Alemanha assinaram um acordo com a Rússia de fornecimento de gás.

  • Anónimo 24 / 05 / 2014 Reply

    Olá Tiago.
    É possível abrir posições no RSXJ através da ActivTrades? Se sim de que modo?
    Possivelmente a segunda pergunta é um pouco complicada numa simples resposta a um comentário. Se vir relevância nisso, sugiro um post autónomo, à semelhança de outros que fez, onde pudesse explicar como é que se opera na ActivTrades em termos de índices e como o processo se desenrola. Fica a sugestão que pelos a mim me dava muito jeito 😉
    Muito obrigado e bom fim-de-semana.

    Inês Santos

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 24 / 05 / 2014 Reply

    Olá Inês,
    A activtrades não tem o índice Russo, dos emergentes tem a Índia (sobre a qual irei falar nos próximos dias). O melhor neste caso é abrir uma posição via ETF em vez de via índice, por se procurar (em princípio, se tudo correr bem) uma exposição de longo prazo.

    Em relação ao segundo ponto, é uma boa ideia. De qualquer forma, se é cliente Activtrades, eles têm um programa especial de acompanhamento e de explicação à plataforma para os clientes. Entre em contacto com a portuguesedesk e agendam isso.
    Bom fim de semana!

Deixe uma resposta