Uma equipa com 10 pontas de lança não ganha jogos

Tiago Esteves
Deixo uma pequena analogia futebolística para celebrar a enorme vitória de ontem do Ronaldo:) Uma equipa com 10 pontas de lança até pode marcar golos (o que já de si é duvidoso) mas não ganha jogos. Porquê? Porque vai sofrer certamente muitos mais e isso vai conduzi-la à derrota! Por muito boa que seja a estratégia atacante, é fundamental ter consistência defensiva para não sofrer perdas. É assim no futebol, é assim nos mercados financeiros.

Quando o mercado sobe consistentemente após anos de opressão é natural vermos subidas possantes. É geralmente nesta fase que surgem inúmeras oportunidades, em que toda a gente se alegra porque é fácil ganhar dinheiro. Nos fóruns florescem entendidos, todos querem partilhar a sua receita mágica. É assim periodicamente, é bom quando isso acontece. Infelizmente esse sentimento não dura para sempre, sabe-se que é periódico e oscilatório. E escrevo este post precisamente para alertar que por muito importante que seja alavancar as oportunidades nestes momentos de entusiasmo (bem hajam os CFD’s), é tão ou mais importante assegurar que um dia mau não nos tirará definitivamente do jogo. É o pilar de que não devemos descurar, é o nosso médio defensivo que constrói o jogo para a bola chegar aos avançados.

Nos últimos dias tenho recebido diversos comentários entusiasmados, perguntando-me a maioria o que será melhor para comprar, poucos se interrogando sobre se será altura para pensar em vender. Quando me vejo a praticamente cumprir os objectivos de rentabilidade para todo o ano de 2014 na primeira quinzena de Janeiro preocupo-me seriamente porque sei que estou algures a descurar na minha defesa. Essa muralha que me trouxe até onde estou hoje. E por isso decidi que hoje na abertura do mercado me irei desalavancar.

Não irei fechar as minhas posições todas, muito menos irei abrir posições curtas. Simplesmente irei reduzir novamente a minha exposição financeira a um limite razoável, afastando-me um pouco da euforia. Não o farei porque o mercado esteja a dar sinais de abrandamento, porque não está. Muito menos porque esteja a ficar com medo da correcção que há-de chegar, porque até nem estou… Fá-lo-ei sobretudo porque a minha equipa tem neste momento demasiados pontas de lança, e um bom treinador sabe quando deve meter um pouco de água na fervura…

Comment List

  • Anónimo 14 / 01 / 2014 Reply

    Impressionante … mais uma vez obrigado pela tua sabia opinião .

    cumprimentos
    RP

  • JorgeNevada 14 / 01 / 2014 Reply

    Até assusta.. parabéns Tiago pelo movimento!

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 14 / 01 / 2014 Reply

    Obrigado. Mas reparem que o meu objectivo não foi tentar antecipar um movimento correctivo. Foi tão somente desalavancar-me

Deixe uma resposta