Uma mudança no Blog – Análises Sectoriais

Tiago Esteves

Apesar de continuar com uma terrível falta de tempo, no regresso pós-férias prometi a mim próprio que iria tentar dar um pouco mais de atenção a este espaço. O formato que vinha a seguir nos últimos meses, passando sobretudo por uma leitura dos índices americanos e europeus, fugia demasiado ao que é o meu gosto pessoal. A passagem gradual do formato escrito para o formato video acabou por ajudar bastante em termos de gestão de tempo, apesar de ter  perfeita noção de que este último não é um formato consensual nem tão pouco ideal, e isso permitir-me-à fazer análises mais frequentes.

Ora, qual é então a minha nova ideia? Fazer algo semelhante ao que vinha a fazer para os índices, mas associar também análises sectoriais. Dividiria então as análises da seguinte forma:

Banca: BCP, BPI e Banif
Energéticas: Galp, EDP, REN e EDPR
Telecomunicações: NOS e Pharol
Retalho: Jerónimo Martins e Sonae
Construção: Mota Engil e Teixeira Duarte
Papel e derivados: Portucel, Altri e Semapa
Índices Americanos: Nasdaq e SP500
Índices Europeus: PSI, CAC, DAX e IBEX

A ideia será começar esta partidarização das análises apenas após terminar esta primeira revisão às empresas do PSI, o que ainda levará mais uns dias a acontecer. Entretanto, pedia o vosso feedback à ideia e ajuda para identificar eventuais títulos que possam ser de interesse e não estejam aqui indicados.  Não têm de ser Portugueses, desde que o seu interesse seja consensual poderão ser englobadas (nomeadamente numa outra análise em forma de títulos estrangeiros, por exemplo), Fico aberto a sugestões!

Lista de Comentários

  • Filipe 07 / 10 / 2015 Reply

    Bom dia Tiago.

    Parece-me um formato mais interessante para pequenos investidores, apenas talvez poria a possibilidade de incluir umas 5/10 empresas americanas de referência.

    Abraço

  • Anónimo 07 / 10 / 2015 Reply

    Concordo com esta análise por sector, uma vez que consegue ser mais abrangente.
    Só gostaria de ver também os CTT incluídos na análise, dentro do possível.
    Obrigado

  • Anónimo 07 / 10 / 2015 Reply

    Boa tarde Tiago,

    E que tal o sector automóvel, uma vez que não existe em portugal, nomeadamente Peugeot e Renault.

  • Marcos Rodrigues 11 / 10 / 2015 Reply

    Olá Tiago, antes de mais premeio a iniciativa. De seguida recomendo que analises juntamente com os títulos sectoriais os ETF de referencia por sector, por exemplo S7XE para a Banca e por aí fora para cada sector.

  • Marcos Rodrigues 11 / 10 / 2015 Reply

    EURO STOXX 50 a incluir nos Europeus!

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 18 / 10 / 2015 Reply

    Filipe e Anónimo,
    Incluí as vossas sugestões, obrigado.
    Marcos,
    Os ETF não são muito fiáveis em termos de AT, daí quase nunca os analisar. Em relação ao Eurostoxx, eu também aprecio bastante, mas não recolhe muitos simpatizantes por aqui. Na última sondagem que fiz, só recolheu cerca de 0,5% dos votos entre mais de 300 votantes.
    Abraços

Deixe uma resposta