Update gráfico à Galp

Tiago Esteves
Deixo um pequeno update à Galp, depois de ela manter a sua fama de tecnicista e ter feito de forma mais ou menos exacta o que se esperava: teve força suficiente para quebrar em alta a zona de resistência e fazer um novo higher-high, mas reagiu em baixa à resistência que se encontrava 3% acima. Comentava eu a 14 de Junho: Existe uma nova resistência nos 13,77, acredito que iremos assistir a
uma retracção antes dessa zona. Será essa retracção, e a sua respectiva
força, que decidirá o futuro de curto prazo da Galp.

Mantenho a mesma opinião, ponto por ponto. A reacção ascendente acabou por levá-la até à nova resistência, não sendo testada por apenas dois cêntimos. Ora, o momento actual é precisamente o da retracção, e importa agora saber até onde é que esta retracção poderá ir. A vela de hoje deu força aos optimistas, mas poderá ter dado também uma oportunidade de a shortar um pouco mais próximo da zona de stop. Acabei por não a shortar por altura do post anterior, devido ao momentum da commodity, mas pondero fazê-lo agora.

Tal como anteriormente, estamos neste momento a menos de 3% da zona de saída e a cerca de 7% do primeiro suporte, o que por si só justifica a tentativa. Caso os 13,77 sejam quebrados em definitivo nesta nova tentativa, desistirei em definitivo do lado curto e voltar-me-ei para o longo. Até que isso aconteça, o simples facto de termos um higher-high não é justificativo suficiente para abandonarmos a teoria da lateralização.


Comment List

  • Mário 02 / 07 / 2014 Reply

    Boa tarde Tiago.

    Aprecio muito as suas análises mas dado o meu escasso conhecimento de análise técnica por vezes desconheço alguns termos que usa.

    Nesse sentido gostava de lhe perguntar se existe algum livro intuitivo que recomende para iniciar a minha aprendizagem nesta área.

    Desde já obrigado.

    PS: gostava de ver os seus primeiros posts no blog mas não existe nenhuma secção de arquivo que me permita ir para os mesmos..

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 02 / 07 / 2014 Reply

    Obrigado Mário. Existe um post sobre os meus livros favoritos, algures. Para começar recomendo sempre o ganhar em bolsa, é um clássico e de leitura muito leve.
    No que diz respeito aos primeiros posts, não é fácil chegar lá por recuo. Mas no separador "artigos intemporais" estão os principais e mais importantes

  • Anónimo 03 / 07 / 2014 Reply

    Caro Tiago,

    Neste momento estou curto na Galp, seguindo a ideia já aqui exposta da Lateralização do título. Apesar do rebound vou aguardar até aos 13.70 pela inversão, caso contrário abandono o barco.

    A minha dúvida está relacionada com as cotações do petróleo. Se tivermos em consideração que a Galp segue de alguma forma o preço do crude qual seria na tua opinião a cotação a observar, o Bret (€110.72) ou o do Petroleo (€104.07)? cotações ao dia d hj no Investing.com

    Abrç

    JReis

Deixe uma resposta