Vale – Análise Técnica

Tiago Esteves
Hoje vou falar um pouco sobre a Vale, empresa que já foi aqui analisada diversas vezes e que continua a fascinar-me por ser uma “técnica”. A Vale é uma mineira Brasileira, das maiores do mundo. E, como uma boa cíclica, tem altos e baixos. Apesar de não ser hábito, desta vez vou deixar no gráfico os factores que tenho sob vigilância. Para o meu portfólio de longo prazo tenho em consideração não só os factores técnicos mas também alguns fundamentais. E, apesar de cíclica, esta empresa está actualmente com um PER de 4,9 e uma yield de 6.15, o que são factores muito atractivos!

Mas não foi pelos seus fundamentos que a decidi analisar hoje. A Vale tem vindo a apresentar um padrão de lower-highs/lower-lows bem definido e enquanto este padrão não for contrariado as entradas longas de longo prazo serão de evitar. No entanto, encontra-se actualmente a arrancar do que me parece ser mais um lower-low e geralmente tem swings a rondar os 20% que podem ser negociáveis. Mesmo contra a tendência principal, o que traz bastante perigo, o local de stop está bem definido  próximo. E este título não tem por hábito fazer arranques falsos entre swings.

A ajudar a isso, o RSI está a dar sinal de compra, sendo a única preocupação o volume que apresenta, ascendente na descida e descendente na subida. Neste caso específico penso que poderá facilmente atingir os os 21,8 antes de recomeçar a descer. Com uma relação win/loss de 3/1 poderá ser um trade interessante.

Deixe uma resposta