Valerá a pena investir nos mercados através de um fundo?

Tiago Esteves
Não posso deixar de comentar de forma um pouco mais profunda uma notícia que partilhei hoje de manhã no facebook do blogue. A notícia salientava que, de todos os fundos nacionais, 40% tinham conseguido ganhos acima de 5% no ano passado. Eu não pude deixar de sorrir por ter sido dada a essa notícia uma conotação levemente positiva. Então num ano em que o PSI-20 subiu 17%, o CAC 18%, o DAX 25% e o Sp500 subiu 31% acham positivo que 60% dos fundos nacionais tenha obtido resultados inferiores a 5%?!?
O que raio andam estes gestores a fazer para merecerem em grande parte dos casos 2% de comissões de gestão anualizadas (espero que os 5% já descontem as comissões de gestão…)? Mais vale meter uma criança de 5 anos a comprar ETF’s de índices ao acaso, a probabilidade de ter melhores resultados é consideravelmente superior…
Dir-me-ão: ah, mas isto foi porque o mercado subiu! Se estivéssemos em bear market os fundos iam bater o mercado! Infelizmente isso não é verdade, nos bear markets é comum os fundos apresentarem resultados altamente negativos. É verdade que (ao contrário do que se julga) os fundos negoceiam em condições consideravelmente piores do que os investidores individuais. Só o facto de terem de se manter sempre dentro do mercado e de serem demasiado grandes para entrarem e saírem de onde bem entendem confere-lhes uma considerável desvantagem relativamente a quem investe de forma individual. Mas então, volto a perguntar: valerá a pena investir nos mercados através de um fundo? Através da esmagadora maioria dos fundos nacionais não, obrigado… 

Comment List

  • Anónimo 09 / 01 / 2014 Reply

    Concordo com a tua analogia, mas também existe muito sanguessuga que procuram fazer dinheiro com o dinheiro dos outros…

    Digo eu…

  • Anónimo 09 / 01 / 2014 Reply

    Concordo com a tua analogia, mas também existe muito sanguessuga que procuram fazer dinheiro com o dinheiro dos outros…

    Digo eu…

  • Trolha 09 / 01 / 2014 Reply

    Não, não vale a pena. Por mais que tentem demonstrar o contrário. Investir nos fundos só interessa aos DONOS dos fundos: as comissões ALTÍSSIMAS e PREDATÓRIAS essas estão sempre garantidas, quer no bear market, quer no bull market.
    Apetece, gritar: vão trabalhar, malandros! CHULOS!

  • DJ 10 / 01 / 2014 Reply

    Depende dos fundos obviamente. Eu tenho carteira própria de ações mas também possuo parte num fundo de ações nacionais da CGD que nos últimos 12 meses teve resultados positivos de 25,08%. Como em tudo é estar atento e entrar e sair no momento certo.

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 10 / 01 / 2014 Reply

    A melhor forma de agir será provavelmente ver o track record de longo prazo do fundo. Um fundo que tenha ganhos sólidos de forma consistente será provavelmente uma aposta menos arriscada. Como diz o DJ, há excepções. Infelizmente neste caso só vêm confirmar a regra

Deixe uma resposta