Valor justo da Sonae revisto em alta – Análise de Valor

Guilherme Neves

Na sequência da publicação dos dados de vendas das insígnias de retalho, decidiu-se fazer um update à avaliação da Sonae (veja aqui a exaustiva análise fundamental às empresas do grupo Sonae).

Imagem 1: vendas da Sonae Retalho

Deste modo, cabe em primeiro lugar destacar a informação relativa ao Continente, com as vendas em base comparável a subirem 3.2%.  Desta subida, a maioria é atribuível  à inflação alimentar, o que indicia uma melhoria de rentabilidade numa operação que tinha vindo a perder fulgor nos últimos anos. Assim, foi aumentada a valorização da Sonae MC para 1527 milhões de euros, pressupondo um crescimento em perpetuidade de 1.5% versus os 0% estimados inicialmente. Tendo em conta esta recuperação, foi efetuada uma análise de sensibilidade para aferir o impacto na cotação das diversas avaliações das unidades de retalho não alimentar da Sonae e para a Sonae MC, também a refletir a melhoria da Worten.

 

Imagens 2 e 3: vendas LFL da Sonae MC e análise de sensibilidade dos justos valores na ação tendo em conta a avaliação das unidades de retalho

Desta forma, a Worten teve também um Q4 forte, o que levou a que as vendas em base comparável tenham crescido acima dos 2 dígitos. Aumentou-se assim a valorização das unidades de retalho não alimentar para 459 milhões de euros.

Imagem 4: vendas LFL da Worten

O ponto negativo da Sonae continua a ser a Sonae S&F, com a Sport Zone a apresentar uma performance fraca em termos comparáveis- A Sport Zone, agora integrada numa JV com a JD Sports, é a única a apresentar LFL negativo.

 

                                                                                                                                                                                                                                                                  Imagem 5: vendas LFL da Sonae S&F

Conclusão

Tendo em conta o exposto acima, atualizou-se a avaliação da Sonae MC para 1.40 euros em termos de valor intrínseco, e 1.44 euros a valor de mercado.

Imagem 6: update à avaliação da Sonae

Deixe uma resposta