Vista Alegre compra Cerutil por 48,5 ME

Agência Lusa

Agência Lusa

, Notícias

A Vista Alegre comprou a sociedade de cerâmicas utilitárias Cerutil, dona da Bordalgest, ao grupo Visabeira por 48,5 milhões de euros, foi hoje comunicado ao mercado.

“A Vista Alegre Atlantis informa que […] o Conselho de Administração deliberou a aquisição à sociedade grupo Visabeira da totalidade do capital social da sociedade Cerutil – Cerâmicas Utilitárias, sociedade esta que detém a totalidade do capital social da Bordalgest, a qual, por sua vez, detém 83,99% do capital social da sociedade Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro, pelo preço global de 48.500.000 euros”, lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Adicionalmente, foi deliberada a “alienação da totalidade do capital social” da Vista Alegre Participações à sociedade Visabeira Imobiliária por 21.700.000 euros.

“A empresa é exclusivamente detentora de diversos imóveis extra-exploração, que se encontram valorizados ao justo valor dos capitais próprios”, referiu.

De acordo com a informação remetida ao mercado, a Cerutil é detentora de uma unidade fabril especializada na produção de loiça de mesa e de forno, “tendo em 2017 comemorado 25 anos de existência, ano em que iniciou um novo ciclo de investimento, com um novo projeto de ampliação da sua capacidade produtiva e introdução de produtos inovadores, sendo a sua produção destinada ao mercado externo”.

Por sua vez, a Bordalo Pinheiro, dona da marca Bordallo Pinheiro e da fábrica de faianças artísticas Bordallo Pinheiro, vai concluir “até ao final do ano o investimento na ampliação e modernização da fábrica, para aumentar a capacidade de produção em cerca de 70%, dando assim resposta às solicitações” do mercado.

“Estas operações reforçam o posicionamento da Vista Alegre como líder no setor, conferindo ao grupo Vista Alegre maior dimensão e diversificação, e detenção da marca centenária Bordallo Pinheiro”, concluiu.

PE // CSJ

Lusa/Fim

Deixe uma resposta