Zon Optimus a testar linha de tendência e suporte

Tiago Esteves
A Zon Optimus encontra-se actualmente a testar uma zona chave, marcada por um suporte e uma linha de tendência de médio prazo. É verdade que a linha já não tem toques há alguns meses, mas ainda assim não deve ser considerada desprovida de validade. Com o fecho dos mercados americanos em recuperação, é de esperar que hoje assistamos a uma pequena recuperação nos mercados Europeus. A força (ou a falta dela) dessa eventual recuperação poderão servir de indicadores para o destino dos mercados no curto prazo. É verdade que não estou nada confiante e que até tenho várias posições curtas no mercado, mas a proximidade da Zon Optimus ao ponto de stop depois de uma correcção de 10% torna um eventual negócio tentador!

Comment List

  • Anónimo 09 / 04 / 2014 Reply

    Reforçei nos 5,2 com 50% da anterior exposição.

    Importante referir que o suporte de 4,8 é mais forte e também simboliza uma hipótese de reforço.
    Reforço porque defendo que ainda estamos em bull e portanto todas as quedas são oportunidades de reforço.
    O Bear está a chegar… mas como disse, "está a chegar", ainda não chegou.

  • Daniel Pires 09 / 04 / 2014 Reply

    Como sempre um bom comentario.

    Uma das grandes vantagens da analise tecnica é sem dúvida a possibilidade de multiplas observações por varios intervenientes.

    No meu caso a linha de tendencia de alta foi rompida com força ontem(devi dar um inclinação um bocado diferente ja que nos restantes pontos de toque existe uma comparação ou equivalencia dos toques).

    Os 5.14€ são um ponto de resistencia forte pelo que ha uma possibilidade haja uma acumulação nessa zona e caso os indices europeus e PSI continuem na sua saudavel correcção, possivelmente teremos um teste aos 4.82 (projecção de uma possivel bandeira de baixa de curto prazo e curiosamente o proximo nivel de resistencia.

    No entanto caso a correcção seja mais forte e nao haja um pullback a minha linha de tendecia ascendente (que vem imaculada sem quebras desde julho de 2012) possivelmente tenhamos uma correcção no 1º nivel de fibo da tendecia de alta e testemos os 4.34 que tambem é um nivel de suporte importante mas nao tanto importante como os 4.82

    Como digo sempre a analise tecnica é nem mais nem menos que a gestão de risco e de capital pelo que qualquer possibilidade é admissivel…

    Como ontem os meu stop foi actuados desejo sem duvida vestir o meu fato de urso (esperar o rompimento dos 4.82) nem que seja para tentar arriscar na projecção de baixa cujo risco/ganho é interessante.

  • Hugo O'Neill 09 / 04 / 2014 Reply

    Zon Optimus parace estar numa boa zona de compra, será? Pelo menos de baixo risco.

  • Anónimo 09 / 04 / 2014 Reply

    Olá Tiago,
    Não poderá a Zon ter activado um topo triplo?
    Pela projecção ja atingiu o target. Concordas com esta opinião?

    abraço,
    André

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 09 / 04 / 2014 Reply

    Caro Anónimo,
    Espero que seja mesmo assim, que ainda tenhamos bull por muitos anos 🙂

    Daniel,
    De facto a minha LT não é consensual. Eu próprio não estou totalmente satisfeito com ela, já o tinha dito anteriormente! Mais do que qualquer linha, para mim os 4,8 continuam a ser o verdadeiro ponto-chave. Se forem quebrados em baixa ficarei extremamente negativista neste título. Para já ainda não considero a possibilidade de inversão.

    Hugo,
    Dada a proximidade ao suporte será de facto um ponto a considerar para uma tentativa de entrada.

    André,
    As depressões pós-toque não têm amplitude suficiente para serem consideradas como constituíntes de um triplo topo. Mais depressa considerarei um padrão "Batman" se os 4,8 forem quebrados em baixa.

    Abraços!

  • Anónimo 09 / 04 / 2014 Reply

    Olá Tiago´,

    A partir de que amplitudes consideras que se ativou um triplo topo?

    Abraço,

    Sérgio

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 10 / 04 / 2014 Reply

    Sérgio,
    A questão de uma forma geral nem é tanto a amplitude (apesar de neste caso ser logo à partida limitativa), mas sim a extensão do toque central. Para estarmos a falar num duplo ou triplo topo, o rally descendente do dia 12 de Março deveria ter vindo até ao suporte, ou até próximo dele. Neste caso temos uma descida até meio do caminho, o que o aproxima mais do "batman" do que do duplo ou triplo topo

  • Anónimo 10 / 04 / 2014 Reply

    Olá Tiago,

    Obrigado pela análise e todas as outras que venho lendo faz uns tempos.
    A vela de hoje foi preocupante, pela decida e pelos volumes. Terá a citi razão e estamos perante uma ação sobrevalorizada? A LTA está posta em causa? Se sim o próprio movimento ascendente da ação ou só com a quebra em baixa nos 4,8?
    Cumprimentos,

    Marco Silva

  • Tiago Esteves
    Tiago Esteves 10 / 04 / 2014 Reply

    Obrigado Marco. A LT está de facto posta em causa. A tendência não, só a quebra dos 4,8 a colocaria em causa.
    Cumprimentos,
    Tiago

  • Anónimo 10 / 04 / 2014 Reply

    Pelo volume nas quedas devemos estar perante a saída de um grande player ou short?

    Hoje, por exemplo, não mostrou qualquer força.

    Agora parece-me que vamos a caminhos os 4,8X.

Deixe uma resposta